sábado, 28 de fevereiro de 2009

Corte de custos x Qualidade do Serviço

A Skytrax é uma consultoria britânica especialista em análises de qualidade de serviços e equipamentos do mercado de aviação civil.
Por exemplo, todo ano eles elegem o melhor aeroporto do mundo, tendo como base também a opinião daqueles que fazem uso dos aeroportos mundo a fora: os turistas.
O melhor no ranking de 2008 foi (abaixo) o Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG).


Um dos pontos positivos, neste caso específico, é a participação do internauta. Você pode participar da pesquisa anual da Skytrax através da World Airport Survey.
Por ter alta credibilidade no mercado em que atua, as pesquisas e rankings da Skytrax são indicadores nesse mercado que faz parte de um dos tripés básicos do turismo: o transporte.
Rankings de melhores companhias aéreas, melhores serviços de bordo, melhores lounges, dão credibilidade à empresa que entra no tal ranking, recebendo o selo da consultoria.
Queria saber o que a renomada consultoria britânica diria sobre a última da companhia aérea irlandesa Ryanair.



A polêmica dessa vez é a possível instalação de máquinas de moedas nos banheiros dos aviões da empresa. Ou seja: Se você for voar Ryanair, vá ao toilet no aeroporto!
Para quem não conhece, a Rayanair é uma companhia aérea low-cost irlandesa, com sede em Dublim e utiliza dois hubs como base: Aeroporto Internacional de Dublin (DUB), Irlanda; e o London Stansted (STN).
O interessante (e polêmico) da política da empresa irlandesa é o tratamento que eles reservam ao seu cliente. Conversando com alguns amigos que vivem na Europa e que já utilizaram os serviços de baixo custo da Ryanair, percebi que o cliente é simplesmente mais um número. O que acontece é que, por serem low cost, eles querem reduzir o custo do vôo ao extremo para poderem lucrar mais, tendo em vista que as tarifas são realmente baixas.
Exemplos disso são a extinção de alguns guichês de check in da empresa em alguns aeroportos e, essa última, a cobrança para usar o banheiro (Clique aqui para ler a matéria).
Será que vale a pena cortar tantos custos e esquecer o bom tratamento ao cliente?
Um bom atendimento significa, dentre outras coisas, uma ferramenta de fidelização da clientela. Cortar custos ao extremo é uma estratégia perigosa, creio eu, se ao mesmo tempo a qualidade do serviço oferecido também cair.
No Brasil temos casos como da GOL e da extinta BRA que, em certo momento de suas histórias, tiveram problemas com esse dilema estratégio.
Enfim, fica a dica: Se você estiver na Europa e adquirir um eticket da Ryanair, certifique-se se já estão cobrando para usar os toilets dos aviões antes de voar.

Um comentário:

  1. Conheça o novo portal de Turismo do Amazonas.

    www.visitamazonas.am.gov.br

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